domingo, 24 de abril de 2016

TV Gaúcha canal 12

capa da ZH -incendio tv gaucha 1972. apos incendio jayme sirotsky faz pronunciamento .
 entrega das chaves de um ônibus equipado para atender a TV Gaúcha ao gerente Luiz Carlos de Lucena, em outubro de 1973.Celia Ribeiro na televisão Gaúcha.
 
A TV Gaúcha de Porto Alegre foi fundada em 29 de dezembro de 1962 pelo comunicador Maurício Sirotsky Sobrinho, operando no canal 12 de Porto Alegre, concedido ao Grupo RBS em 1961 pelo presidente da república Juscelino Kubitschek.
Em seus primeiros anos, a TV Gaúcha teve sua programação exclusivamente local, para concorrer com a TV Piratini, canal 5 VHF, que era afiliada à Rede Tupi. Porém, afiliou-se à Rede Excelsior poucos anos depois. Em 1967, com a crise da Excelsior, a TV Gaúcha afiliou-se à Rede Globo, fundada em 1965 pelo jornalista Roberto Marinho no Rio de Janeiro. A partir de então, a maior parte de sua programação passou a ser produzida pela Rede Globo.
O Jornal do Almoço, principal programa da emissora, entrou no ar em 1972, quando ainda não havia espaço na programação nacional da Rede Globo para telejornais locais ao meio-dia. Para colocar o programa no ar, a TV Gaúcha interrompia a programação da Rede Globo para exibir o JA, que tinha duas horas de duração.
Em 12 de junho de 1972, a TV Gaúcha sofreu um incêndio em sua sede no Morro Santa Teresa, danificando muitos equipamentos e estúdios, um grande prejuízo para a emissora. Mesmo assim, o Jornal do Almoço foi ao ar no dia seguinte e noticiou o acontecimento.
Em 1982, entrou no ar o programa Galpão Crioulo, de 50 minutos, com o objetivo de divulgar a o folclore e a música nativista gaúcha.
Em 1983, a TV Gaúcha e as outras emissoras do grupo no interior do estado do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina, receberam o nome de RBS TV, no caso da TV Gaúcha, RBS TV Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário